Tem dúvidas sobre os ovos? Sabe se os deve comer ou não? E de que forma os deve consumir? Será que fazem mal à saúde?
Huuum... Hoje eu esclareço tudo!!
Quais as propriedades nutricionais do ovo?
A gema tem vários antioxidantes como as vitaminas A e E, zinco, ferro e selênio, estas substâncias têm o poder de combater o envelhecimento das células; também apresenta uma boa quantidade de colina, que é um nutriente que ajuda a preservar a memória e ainda contém leucina, que ajuda a evitar a perda de massa magra.
O consumo do ovo aumenta os níveis de colesterol?
Meus senhores e minhas senhoras, o ovo quando consumido de forma moderada não é o responsável pelo aumento do colesterol!
Um ovo contém 200mg de colesterol e a recomendação é de 300mg por dia. Logo, quando este é consumido moderadamente (1 unidade por dia) não faz aumentar o colesterol.
É muito comum as pessoas atribuírem a culpa do excesso de colesterol às quantidades de ovo ingeridas, mas nem sempre é assim tão linear... muitas das vezes esse valor alto de colesterol é o reflexo de uma alimentação inadequada, onde o consumo de gorduras saturadas é exagerado e onde existe uma baixa ingestão de fibras alimentares.
Posto isto, é ainda importante realçar que os estudos mais recentes defendem que o consumo diário de ovos não aumenta o risco de doenças cardiovasculares em pessoas saudáveis. Esta constatação levou assim a que a American Heart Association corrigi-se as suas recomendações para consumo deste alimento, chegando mesmo a afirmar que “não existe atualmente uma recomendação específica da quantidade de gemas que uma pessoa deve consumir por semana”.
Qual a melhor forma de consumir o ovo?