sábado, 4 de julho de 2015

Os ovos...

Tem dúvidas sobre os ovos? Sabe se os deve comer ou não? E de que forma os deve consumir? Será que fazem mal à saúde?
Huuum... Hoje eu esclareço tudo!!

Quais as propriedades nutricionais do ovo?
A gema tem vários antioxidantes como as vitaminas A e E, zinco, ferro e selênio, estas substâncias têm o poder de combater o envelhecimento das células; também apresenta uma boa quantidade de colina, que é um nutriente que ajuda a preservar a memória e ainda contém leucina, que ajuda a evitar a perda de massa magra.
 O consumo do ovo aumenta os níveis de colesterol?
Meus senhores e minhas senhoras, o ovo quando consumido de forma moderada não é o responsável pelo aumento do colesterol!
 Um ovo contém 200mg de colesterol e a recomendação é de 300mg por dia. Logo, quando este é consumido moderadamente (1 unidade por dia) não faz aumentar o colesterol
É muito comum as pessoas atribuírem a culpa do excesso de colesterol às quantidades de ovo ingeridas, mas nem sempre é assim tão linear... muitas das vezes esse valor alto de colesterol é o reflexo de uma alimentação inadequada, onde o consumo de gorduras saturadas é exagerado e onde existe uma baixa ingestão de fibras alimentares. 
Posto isto, é ainda importante realçar que os estudos mais recentes defendem que o consumo diário de ovos não aumenta o risco de doenças cardiovasculares em pessoas saudáveis. Esta constatação levou assim a que a American Heart Association corrigi-se as suas recomendações para consumo deste alimento,  chegando mesmo a afirmar que “não existe atualmente uma recomendação específica da quantidade de gemas que uma pessoa deve consumir por semana”.
Qual a melhor forma de consumir o ovo?

A forma mais saudável é obviamento o cozido, apresentando assim cerca de 80 Kcal. Através deste método de confecção, o ovo cozido por 2 a 3 minutos não perde as suas qualidades nutricionais; mas quando frito o seu valor calórico pode mesmo chegar às 120 Kcal.
Atenção: Como todos nós sabemos o ovo mal cozinhado, mais propriamente a gema do ovo, é conhecida por ser uma fonte de bactérias, nomeadamente a salmonela, podendo causar diarreia e/ou vómitos.
Nutricionalmente valor e a composição do ovo inteiro são muito distintos entre os seus dois componentes, a gema e a clara. 
A gema possui a maioria dos nutrientes e 100% da gordura do ovo. Por outro lado, as claras são praticamente constituídas por proteínas e 0% de gorduras.

Se pretender apenas proteína na dieta, pode consumir apenas as claras, mas é importante que saiba que a gema apresenta uma riqueza inigualável. Deixo-lhe assim esta sugestão: combinar uma gema com 3 a 4 claras para ter uma refeição completa em proteínas, baixa em gorduras e com todos os benefícios da gema.

Assim, os ovos são um ótimo alimento para as dietas de emagrecimento, uma vez que as proteínas de alto valor biológico existentes neste alimento contribuem para a sensação de saciedade prolongada, tornando-se num excelente aliado na gestão e manutenção de um peso saudável. 

Sem comentários:

Enviar um comentário