terça-feira, 23 de junho de 2015

São João?? Venha daí a sardinhada!

Olá!

Desculpem o meu desaparecimento pela página, mas fiquei sem telemóvel e nestes últimos dias o tempo vago que tinha para dedicar ao blog tem sido ocupado por outros projetos, pelo que ando muito cansada e com pouco tempo para ligar o computador!

E com este tempo todo sem telemóvel (que vai para a garantia e vem constantemente com o mesmo problema grrrr... haja paciência!) deu para refletir um pouco... Sempre critiquei aquelas pessoas que vivem através da televisão e do telemóvel e se esquecem de conversar e conviver com quem está ao lado! Mas a verdade é que desde que o meu telemóvel avariou que me sinto como uma toxicodependente em fase de recuperação... não me tinha apercebido da falta que me faz vaguear pelo facebook ou pelo instagram, a visualização dos snap's engraçados dos colegas e a constante visita a blog's ou páginas da internet... sinto-me anti-social e num mundo completamente à parte... tudo o que os meus amigos me contam na hora do café é uma novidade chocante e sobre a qual já não estou atualizada... sou sempre a última a saber de tudo e isso deixa-me irritada e angustiada - tal como um verdadeiro viciado fica quando lhe tiram a fonte do vicio! Já para não falar que assim ainda se torna mais difícil para mim, aproveitar os momentos de pausa para atualizar o blog e vos dar um hello :(

Mas hoje (porque é noite de S.João e há folga da aula de cardio-training, uf'), vim pedir-vos desculpa pela ausência e falar-vos um pouco da obrigatória sardinha que o dia de hoje exige!!

Este peixe é muito apreciado pelos portugueses, que adoram um boa sardinhada acompanhada de uma salada de tomate, alface e pimentos grelhados e de uma cervejola para ajudar a escorregar!! A sardinha é assim um peixe gordo, saudável e nutritivo, rico em proteína e ómega-3, e é também uma boa fonte de cálcio. Também tem outros nutrientes como o selénio, o fósforo e a vitamina D, que além de reduzirem o risco de doenças cardiovasculares e de Alzheimer, também ajudam a combater a depressão.

Sabiam que existem já alguns estudos internacionais que apontam para a relação entre o consumo de peixes gordos como a sardinha e a diminuição da incidência de artrite em pessoas que sofrem desta patologia.

Para além disso, a sardinha é ainda uma boa fonte de zinco, bem como de cobre, necessário para a formação de hemoglobina e de colagénio, substância utilizada para a estrutura da proteína e para a reparação de tecidos no corpo. Algumas das enzimas que contêm cobre também contribuem para a defesa do organismo contra os radicais livres, retardando assim os efeitos do envelhecimento.

Mas atenção, apesar dos  benefícios referidos é necessário ter cuidado com as quantidades ingeridas! Isto porque em termos práticos o seu valor nutritivo é inegável, ora vejamos, 100 g de sardinhas contêm, em média, cerca de 208 Kcal, cerca de 24,6 g de proteínas e 11,5 g de gordura, sendo dessa 1,5 g de gordura saturada, cerca de 3,9 g de gordura monoinsaturada, cerca de 5,2 g de gordura polinsaturada e 142 mg de colesterol.

Fiquem bem e desfrutem muito do vosso São João*

1 comentário:

  1. a sardinhinha que sabe tão bem no S. João....... e eu que não pude aproveitar!!!

    ResponderEliminar