terça-feira, 11 de agosto de 2015

Viva à banana madura...

Olá Olá :)

Sei que não tenho passado por cá, mas estive muito ocupada a trabalhar e agora que se meteram as férias o tempo disponível para encontrar temas interessantes e para vos informar dos mesmos tem sido pouco... No entanto, hoje lá consegui vir cá e deixar-vos com mais um post da área da nutrição!

Como tenho visto algumas noticias sobre os benefícios da banana madura, achei por bem falar desse mesmo tema aqui...



A verdade é que a banana madura ajuda a aumentar o número de leucócitos, bem como pode aumentar a absorção de cálcio no organismo. Também é notório que podem reforçar o nosso sistema imunológico e cardiovascular.

As bananas maduras e o seu poder na prevenção do cancro


Todos nós sabemos que as bananas quando se encontram maduras apresentam manchas escuras na casca. A maior parte da população olha para esta banana escurecida e opta por não a comer... e as razões são várias: ou porque tem mau aspecto, ou porque é mais doce, ou porque é mais mole, etc.

Mas a verdade é que se tem vindo a comprovar que quanto mais madura a banana se encontrar, ou seja quanto mais manchas escuras a banana apresentar, mais benefícios trás para o sistema imunológico.

Numa investigação recente descobriu-se que as bananas maduras contêm uma citosina de nome Factor de Necrose Tumoral (FNT). Esta citosina é comparada a um imuno-estimulante químico que se aplica por via intravenosa e que atua no organismo como um agente anti-cancerígeno. Considera-se que quanto mais madura a banana se encontrar, mais níveis desta citosina terá. Podendo assim aumentar o número de células brancas até 8 vezes, quando comparadas às bananas verdes.

À medida que as frutas vão amadurecendo o seu valor nutricional é alterado! No caso das bananas, quanto mais madura esta se encontrar, maior é o nível de antioxidantes presentes na fruta, bem como os seus açúcares se tornam mais fáceis de digerir.

Para além disso, a banana contem até 3 gramas de fibra, contribuindo para o bom funcionamento do trânsito intestinal. Vendo por outro prisma este fruto tem uma boa fonte de electrólitos, que, de um modo geral, são perdidos quando sofremos de diarreias; sendo essências para reequilibrar o organismo nestas situações.

Outro beneficio é a sua composição em prebióticos, como os fruto-oligossacáridos, que ajudam a preservar as bactérias boas presentes no nosso organismo.

Por último, é do conhecimento geral que este fruto tem doses elevadas de potássio, ajudando na prevenção de doenças coronárias ou de osteoporose. Mas é igualmente importante, que saibam que as bananas quando maduras diminuem as concentrações de sódio sendo muito úteis para combater a retenção de líquidos

Por isso, chegou a hora de comerem aquelas bananas mais escurecidas que ficam sempre em último lugar na fruteira!

2 comentários:

  1. finalmente....já tinha saudades de um post....

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post, assim como o teu blog. Já te estou a seguir.
    Beijinhos

    http://thegoldprint.blogspot.pt/

    ResponderEliminar