sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Sushi? Here I go :D

Oi oi oi pessoal!!
Hoje estou meeeeega entusiasmada…e tudo porque finalmente após várias tentativas consegui levar de tal forma os meus amigos à exaustão que acabaram por aceitar experimentar o famoso sushi! Yeeeeeaah… 
Há imenso tempo que quero experimentar esta ilustre tendência alimentar, mas os meus amigos (sobretudo os rapazes que não dispensam um bom bife de vaca) nunca querem ir e têm imenso receio do desconhecido!
Para ser sincera eu também estou um pouco receosa até porque já ouvi várias versões quanto à qualidade desta alimentação…mas com tantas opiniões controversas, uma coisa deu para perceber, é uma daquelas coisas que se adora ou se odeia!!
Mas, e quanto ao seu nível nutricional? 
A tendência é para acharem que esta comida é super saudável, até porque para além de as mulheres japonesas já terem sido apontadas como as mais saudáveis do mundo, são várias as celebridades como a Victoria Beckham, a Cheryl Cole e a Keira Knightley que são fãs da culinária japonesa e que se dizem sentir espetaculares ….mas será mesmo assim tãããããão saudável?

 Pois bem, EU FUI PESQUISAR MAIS SOBRE O TEMA e descobri vários pontos de vista... uns  a favor outros contra este tipo de alimentação, ora vejamos:


Contras:

- Muitas pessoas acreditam que comer sushi é uma boa maneira de seguir a recomendação de ingerir pelo menos duas porções de peixe por semana. No entanto, este prato na realidade possui pouca quantidade de proteína, tendo normalmente apenas 5 gramas de peixe por cada peça ... ou seja, seria necessário comer várias porções para chegarmos à dose recomendada de proteína para uma refeição.

Pelo que li, percebi que o sashimi é a melhor opção para quem está interessado em aumentar a dose de proteína, ômega-3 e vitaminas no seu prato.

- Existem ainda algumas recomendações para que as mulheres grávidas, lactantes ou que desejam engravidar não consumam grandes quantidades deste tipo de alimentos, já que estes peixes podem conter poluentes que afetam o desenvolvimento do bebé. 

É necessário que o peixe sofra uma congelação a ‑20ºC para eliminar os eventuais parasitas e o manuseamento deste ingrediente deve ser feito segundo as melhores regras de higiene dos manipuladores, instalações e instrumentos.

Mas calma, respirem fundo, porque isto não é um problema quando o sushi é consumido em restaurantes especializados, que sigam todas as recomendações de vigilância sanitária.

- Excesso de hidratos de carbono processados! Isto porque arroz branco é o principal ingrediente do sushi, chegando a representar até 75% do prato. A versão utilizada na culinária japonesa é muito processada, levando a que o arroz perca vitaminas, minerais e fibras, que ajudam na digestão e na sensação de saciedade. 

Além disso, o grão é cozido não apenas em água, mas também numa quantidade considerável de açúcar, vinagre e aromatizante. Significando assim que aquele almoço ou jantar que pensa ser muiiito"saudável" pode conter a mesma quantidade de hidratos de carbono processados do que três fatias de pão branco.

- Sal excessivo. Outro problema do sushi é a grande quantidade de sal, pois além da porção utilizada para a confecção do arroz, o prato ainda leva molhos salgados.  Já para não falar que os peixes fumados e os vegetais em conserva utilizados também levam sal, podendo uma única peça de sushi chegar a 0.5 gramas de sal.

Este teor de sal aumenta ainda mais quando se utiliza o molho de soja. Pessoas com hipertensão arterial, por exemplo, devem procurar diminuir a quantidade deste molho para assim não ingerirem uma dose excessiva de sal.

A Favor:

- A fina película de alga que normalmente envolve a peça ou porção (chamada originalmente nori) é uma excelente fonte de fibra, de alguns minerais (iodo e ferro) e de vitaminas (A e C).

- Do peixe gordo que muitas vezes é empregue, conhecemos já as vantagens de conter quantidades interessantes de ácido gordo omega 3 e vitamina D.

- Outro ingrediente referido anteriormente e que normalmente acompanha o sushi é o molho de soja. Este tem um baixo valor energético (não tem gordura) e parece conter substâncias com poder antioxidante em quantidade elevada. No Japão, é frequente acompanhar sushi com chá verde, o que aumenta globalmente o teor deste tipo de substâncias (os antioxidantes), cujo consumo está ligado a alguns efeitos benéficos para a nossa saúde.

- O valor energético destes alimentos não é muito elevado. Apresentando um valor de 20 a 60 Kcal por porção. Assim uma refeição de sushi com seis porções rondará as 300 Kcal, o que é uma boa opção para quem quer controlar o peso. Contudo, se não houver um controlo das quantidades, aí já se torna numa refeição bastante calórica!!


E pronto, depois de tanta pesquisa estou mais do que pronta para entrar nesta moda alimentar :D Amanhã é o tão esperado jantar e prometo tirar muitas fotos para depois contar aqui, a todos vós, a minha aventura!


Só espero gostar eheheh ... façam "figas" por mim!


Sem comentários:

Enviar um comentário