terça-feira, 29 de setembro de 2015

"Dia da asneira"

Viva!

Desde sábado que ando para fazer esta publicação, mas a internet decidiu não ajudar e tanto aparece como desaparece o sinal... já cá veio a equipa de apoio mas pelo que vejo desde aí pouca coisa melhorou... Assim sendo, vou aproveitar este pauzito de internet que o computador acusa para poder postar!!

E falemos de Sábado então... por norma o sábado é o meu "dia da asneira" ou "dia do lixo", como lhe queiram chamar. É o dia do jantar com os amigos ou do bolo de chocolate ou da francesinha deliciosa etc...


Com os meus clientes procedo da mesma forma! Faço sempre questão de combinar com eles qual o "dia da asneira", tendo este uma periodicidade de 6 em 6 dias e sem a possibilidade de alternar o dia em questão! 

A meu ver este dia é super importante; não só porque funciona como uma recompensa psicológica durante um regime alimentar restrito, como também serve como reativador metabólico que permite assim prolongar a obtenção de resultados, uma vez que proporciona ao organismo um “choque” energético ... evitando que o mesmo se habitue a uma alimentação demasiadamente pobre em energia, estagnando o peso. 

Assim, penso que deve escolher uma ou duas "cheats meals" para realizar neste dia, sempre de forma consciente e ponderada. A diferença entre fazer uma a duas “cheats meals” deve estar no tamanho da asneira. Se for pequenina, de tal forma que fazer duas refeições não comprometa o trabalho que já fez na perda de gordura, faça-as. Se for um estrago grande, fique-se apenas por esse.

Também é importante não esquecer, que deve realizar uma “troca” dos alimentos que, normalmente, se encontram na dieta, pelos alimentos de “asneira”, e não “adições”. Isto é, se pensou incluir um pastel de nata no meio da manhã, troque-o pelo alimento que, normalmente, ingere nessa altura do dia, ao invés de ingerir o meio da manhã habitual e o pastel de nata. Desta forma, o estrago é menor.  

Para mim, o "dia da asneira" é uma forma de ganhar novas forças para mais um ciclo de alimentação restrito. E se para si, que tem receio em  realizar este dia, pense que funciona como forma de moderar o consumo de alguns alimentos que, provavelmente, consumia com uma regularidade muito superior à desejada. 
Como tudo, é uma questão de hábito, em algum tempo vai deixar de sentir a necessidade incontrolável por alimentos cuja ingestão deve ser controlada num regime alimentar saudável!

O meu "dia da asneira" da semana passada foi assim... jantar de amigos com direito a bolo de chocolate e a um bom vinho verde ihihih 

Soube-me pela vida, mas já sabe...


... asneira feita, cuidados a duplicar esta semana ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário