sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Leite de vaca: sim ou não?

Olá!! 

Há já bastante tempo que quero falar-vos acerca deste dilema nutricional que causa muitas dúvidas e problemáticas a todos os que leem artigos nas redes sociais... Aliás, confesso que não abordei este tema mais cedo por ser constantemente abordada, quer por colegas profissionais quer por amigos, de opiniões divergentes e que normalmente são relutantes a uma opinião diferente e ambivalente como é a minha! 

Pois bem, a meu ver existe um mediatismo desnecessário, e em certa parte descreditado a nível cientifico, à volta deste tema do leite de vaca ser ou não aconselhável ao consumo (tal como aconteceu com o tema "excluir Hidratos de Carbono na dieta" e que agora já se encontra a desvanecer, graças a Deus). 



Há uns dias atrás li um artigo bem esclarecedor e simples do colega Pedro Carvalho, que aproveito para parabenizar pela qualidade do trabalho que exerce. 

Assim, e baseando-me neste artigo, irei colocar aqui respostas a algumas questões que hoje em dia atormentam as pessoas que tentam ter escolhas alimentares mais acertadas e saudáveis, mas que por vezes acabam por cometer erros alimentares induzidos por artigos e publicações mal fundamentadas e que se agarram a questões "pseudo-filosóficas" para gerar a dúvida e confusão de quem os lê. Um ótimo exemplo dessas mesmas questões é por exemplo: "Já pensaram que o ser humano é o único mamífero da Terra que bebe leite após o desmame?". Ok, é verdade! Assim como é verdade que somos a única espécie que aprendeu a usar o fogo, a única espécie que cozinha os seus próprios alimentos, que desenvolve e consome alimentos industrializados com aditivos químicos, armazenados sob refrigeração, cultivados em monoculturas gigantescas repleta de agrotóxicos, etc...
Atribuir todos os problemas nutricionais da humanidade ao leite de vaca é injusto e desnecessário. 

Continuando...vamos lá desmistificar este tema! 



1ª Questão: Não devemos beber leite pois não estamos “adaptados” para ele, afinal a prevalência mundial de intolerância à lactose é de 70%! 

Peço a vossa atenção e passo a parafrasear "prevalência mundial", isto porque em Portugal esta prevalência é bastante menor, estima-se que na ordem dos 40%. É preciso também ter em conta que em determinado momento da história,  a persistência da lactase existente em algumas populações conferiu uma vantagem à sua sobrevivência, sendo a tolerância à lactose justamente o resultado dessa seleção natural. Aliás, se o argumento de “o nosso organismo não está adaptado a…” fosse aplicado a todos os alimentos que existem hoje mas que não existiam há 15 mil anos atrás, provavelmente teríamos muito pouco para comer.




2ª Questão: O leite “acidifica” o organismo?

WHAT?? O potencial renal ácido do leite é relativamente neutro e como tal esta questão não faz qualquer sentido. Dentro dos lacticínios, o maior cuidado e moderação deverá ser com os queijos curados que estes sim possuem uma “carga ácida” mais elevada! Mas é preciso ter em consideração que este potencial “acidificante” dos alimentos é apenas um pormenor na nossa alimentação e não um bicho papão.


3ª Questão: O leite é promotor de cancro?

Esta dúvida surgiu após a Universidade de Harvard retirar (e não excluir) o leite do seu prato saudável após verificar (numa escolha muito seletiva de artigos diga-se de passagem) que o consumo de leite apresentava um potencial efeito nefasto no desenvolvimento do cancro da próstata e do ovário. No entanto quando se faz uma revisão séria desta ligação, conclui-se que o leite, apesar de possuir na sua composição hormonas como o IGF-1 (que já agora é substancialmente reduzido em iogurtes e leites fermentados) com efeito grave no desenvolvimento tumoral, não aumenta o risco de cancro da próstata (sobretudo se consumido na sua versão magra) e pode inclusive ter um efeito protetor no cancro da bexiga, mama e cólon, quando consumido até 3 porções diárias. 

Porém, não se deve olhar para o leite como um “néctar” divino que pode ser ingerido sem moderação. Para além da IGF-1, também os estrogénios presentes no leite parecem ser absorvidos e induzir algumas alterações hormonais no nosso organismo, algo que é particularmente relevante na fase pré-pubertária. Existindo alguns indícios de que um consumo elevado de leite nestas idades pode potenciar o surgimento de menarca precoce ou aumentar o risco de cancro da próstata na idade adulta. Traduzindo por miúdos, sendo o leite verdadeiramente melhor que os refrigerantes não é para beber como “quem bebe água”, não esquecendo que os lacticínios conjuntamente com alimentos açucarados, gorduras saturadas e trans fazem parte de uma tríade altamente potenciadora do acne, outro dos problemas bastante recorrente nestas idades.


4ª Questão: O cálcio do leite é essencial para a saúde óssea?

A verdade é que não!! Também não é uma verdade comprovada que quem bebe mais leite tenha menos fracturas!
Mas a verdade é que, os lacticínios são a forma mais conveniente de “ir buscar” o cálcio à nossa dieta; apesar de existirem outros alimentos fantásticos e igualmente ricos em cálcio como a sardinha em lata, a gema de ovo, a amêndoa, o feijão e a couve-galega, mas que, ou por menor teor de cálcio por grama de alimento, ou por uma menor biodisponibilidade do seu cálcio, fazem com que se tenham de comer estes alimentos diariamente e em porções um pouco acima do que estamos habituados.
Em todo o caso, um estilo de vida que previne a osteoporose tem  que ter necessariamente treino de força, exposição solar ou suplementação em vitamina D e muito controlo no álcool e tabaco.

Muitas outras questões ficam por esclarecer mas o que se pode afirmar sem sombra de dúvida é que o leite não tem nada que faça dele um alimento essencial como não tem nada que faça dele um veneno comparável à manipulação da informação científica!

Termino assim com um cliché, mas que nesta temática faz todo o sentido: o segredo é mesmo variar os venenos…”
Na minha opinião, estas são 2 ideias que deve reter:
– Se tolera bem o leite de vaca e o bebe moderadamente, continue!!! Acredite que há muitas outras coisas, e mais importantes, que pode mudar na sua alimentação e estilo de vida para melhorar a sua saúde!
– Se não tolera bem o leite de vaca, experimente as opções sem lactose e também a bebida de soja, não esquecendo que os iogurtes acrescentam propriedades benéficas que nenhuma destas três bebidas oferecem!

1 comentário:

  1. Adoro leite. todos os dias bebo, ás vezes em exagero! Mas não consigo resistir.
    Beijinhos

    http://thegoldprint.blogspot.pt/

    ResponderEliminar