sexta-feira, 24 de abril de 2015

Em dias de chuva...

Nestes dias de chuva nada melhor do que beber um chá quentinho enquanto se põe a conversa em dia com os amigos… 

Hoje ataco o chá de “Frutos do Bosque” da Lipton, é o meu favorito!!


Antigamente o chá era consumido apenas com objetivo medicinal, mas com o passar dos anos passou a ser usado como uma bebida do quotidiano... tanto para o antes e após as refeições como também durante o dia inteiro... basicamente a qualquer momento o chá é bem-vindo!

Além de proporcionar um momento de relaxamento ou de reunir amigos, tomar chá é um hábito super saudável! Dependendo da folha usada na infusão, a bebida pode oferecer variados nutrientes que ajudam no bom funcionamento do nosso organismo.

 Quantos tipos de chás existem?


Todos os chás provêm da mesma planta , a Camellia Sinensis, podendo ser designados por chá pretoverdebranco ou oolong. Existem ainda duas outras categorias, o rooibose as infusões, que não são elaboradas a partir da Camellia Sinensis, mas sim de outras plantas (grande parte das quais têm fortes poderes medicinais).

chá preto é o mais processado, mas mantêm muitas qualidades benéficas para a saúde. É conhecido por ser um grande antioxidante, e por ter também alguma cafeína. Como tal, as pessoas sensíveis a este composto devem bebe-lo até às 18h , para que não fiquem acordados toda a noite.

O chá verde tem como princípio ativo os polifenóis (responsáveis por diminuir os níveis de colesterol), e é muito conhecido por ser também antioxidante, uma vez que ajuda a evitar a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
chá branco, por sua vez, é o menos processado e contém mais antioxidantes do que o chá verde, no entanto, tem um sabor quase inexistente e geralmente é mais carito em relação aos outros.


Existem muiiitos sabores para provar e são vários os chás que apresentam soluções saudáveis para alguns dos problemas de saúde mais comuns. Por exemplo:


Camomila: tem efeito tranquilizante no sistema nervoso como também a nível do estômago.

Cidreira: é indicado para combater as cólicas e gases, e também age como calmante natural contra o stress e as insónias. 


Dente-de-leão: desintoxica o fígado, estimulando ao seu funcionamento de forma saudável.


Gengibre: para além de acalmar o sistema digestivo, é excelente para dar power ao teu dia-a-dia.


Hortelã/Menta: relaxa o intestino, ajudando a evitar as obstipações.


Maçã: muito usado para combater a diarreia e ajuda no processo digestivo.


Valeriana: auxilia nas perturbações do sono, sendo muito usado como substituto dos comprimidos para dormir.


Como devo preparar o meu Chá?

Esqueça o chá engarrafado, prefira sempre o chá fresco, fervido na hora usando as práticas saquetas ou então com ervas e folhas soltas, deixando-as a "marinar" durante 3-5 minutos, para que se possa retirar todo aproveito dos seus benefícios. 


No caso de estar em processo de emagrecimento, de manutenção ou controlo do peso, troque o açúcar por mel ou por algumas rodelas de limão ou até mesmo por 1 pau de canela, e voilá... PERFECT!



Alerta:

  • Evite adicionar leite ao chá (mania dos ingleses) – além de aumentar as calorias, reduz a absorção dos compostos antioxidantes presentes nesta bebida.
  • Para as meninas que tomam pilula - está comprovado que quer o chá de hipericão, quer o de erva de são João cortam o efeito deste método contraceptivo.

4 comentários:

  1. Muito interessante. Nunca pensei que o chá de hipericão cortasse o efeito da pílula. Boa dica ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah vá lá que depois de mandar a boquita no café a amiguita veio mesmo comentar*
      Só dou boas dicas ;) beijinho <3

      Eliminar
  2. Continuo a não abdicar do 'chá das 5' :-)

    ResponderEliminar