quinta-feira, 30 de abril de 2015

O nosso bem mais precioso: a Água!

Sabiam que a água é o composto que existe em maior quantidade no nosso corpo, representando cerca de 60 a 70% do peso total de um adulto. A quantidade de água no organismo varia com a idade, com o sexo e com a quantidade de tecido adiposo que cada pessoa possui.




A água desempenha funções essenciais na nossa vida: é fundamental para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção; é o meio pelo qual os nutrientes entram para as células; regula a temperatura corporal e desempenha um papel fundamental no sistema circulatório.

É importante relembrar que a todo o momento perdemos água, através da respiração, do suor, da urina ou pelas fezes, daí a importância em a repormos diariamente de forma a manter uma correta hidratação. Mas atenção, repor os níveis de água não significa que a possamos beber toda de uma só vez... isto é, deve beber água de forma gradual ao longo de todo o dia mesmo quando não sinta sede - a sensação de sede é a forma que o nosso corpo tem de transmitir que já se encontra ligeiramente desidratado, por isso é necessário ter o cuidado de ingerir água mesmo antes de ter sede. 

Muitas das vezes a desidratação está associada a dores de cabeça, sensação de fome, desorientação e à falta de energia. Sabe-se ainda que estados de desidratação, mesmo que moderada, podem afetar a função cognitiva ao nível da capacidade de concentração e da memória a curto prazo.


Aquando a prática de exercício físico é vital a reposição imediata do nível de hidratação, bebendo 500ml a 1L de água por hora de treino … claro que pode ser necessário alterar este valor conforme o seu nível de transpiração ou mesmo conforme as temperaturas climatéricas (muito calor).

Para quem não gosta de água, as infusões quentes ou frias são uma excelente alternativa quando não adicionado o açúcar! Atenção que o café, o chá e as bebidas alcoólicas são bebidas diuréticas, e como tal aumentam a perda de água por parte do organismo!

Para aquelas pessoas que até levam a garrafa de 1.5L para o trabalho mas que só de olhar perdem a vontade de a beber… eu arranjei uma solução!





Eu própria tenho o cuidado de cumprir as doses diárias recomendadas de 1.5L a 2L de água, mas só o consigo fazer se dividir a mesma por várias garrafas de 500ml! Não sei explicar bem o porquê… mas ao ver a garrafa pequenina parece que o objetivo é menor e que se torna mais fácil de cumprir… quando me apercebo já foram as 3 garrafas de 500ml de água e eu nem me apercebi que bebi 1.5L! Sou uma tótó eu sei, mas de facto comigo resulta!

Também gostaria de aproveitar esta publicação para desmistificar o que penso ser um “mau lema” … nas minhas consultas muitas vezes deparo-me com clientes que deixaram de beber água às refeições porque “alguém disse” ou “leram em algum lado” que este hábito engordava … na minha modesta opinião beber água à refeição não tem qualquer inconveniente em termos de manutenção ou ganho de peso. Pelo contrário, eu acredito que ao beber um copo de água no início da refeição pode até contribuir para a sensação de saciedade, o que levará a ingerir menos quantidade de comida.

Comece hoje a beber mais água por si … pelo bom funcionamento do seu organismo, para regular o seu intestino, para ajudar a perder a celulite e alguma da gordura acumulada, para que a sua pele seja mais brilhante e bonita, para que o seu cabelo seja mais forte ... enfim, para que se sinta cada vez mais saudável e com mais vitalidade!

4 comentários:

  1. Eu também não tenho hábito de beber água por dia, mas quando fico tonta já sei que tenho de ir beber água! O que faço é parecido a ti, não encho é as três garrafas de uma vez, encho uma até acabar, depois volto a encher, e depois outra vez xD
    Beijinho
    adonadasushi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Por ver aqui água do Luso, lembrei-me do que de muito mau se está a fazer ao 'criar' a mesma com gás, com sabores.
    Não será (mais) um atentado à saúde pública?

    ResponderEliminar
  3. gostei imenso do blog e também sou como tu faço por beber água todos os dias e uma boa quantidade!
    Já sigo :)
    Li**

    ResponderEliminar
  4. O que interessa mesmo é que cada se hidrate e se sinta bem, seja com 1 garrafa de 1.5L, 3 garrafas de 0.5L ou encher várias vezes a mesma garrafa :D O método é só o caminho para chegar o sucesso!!

    Observador, a mensagem das águas com "gás natural", não é falsa porque de facto a água brota com algum gás mas é incompleta e tem objetivos de marketing associados ao termo "natural", uma vez que não existe qualquer vantagem em o gás já estar na água ou em ser adicionado depois. É rigorosamente o mesmo gás.

    O que de facto distingue as águas, e bastante, é a sua composição em termos de minerais, que estão dissolvidos na água e a que se chama de resíduo seco. A água do Luso com gás tem poucos minerais, já a das Pedras tem bastantes!!

    ResponderEliminar