segunda-feira, 4 de maio de 2015

Com esta gripe, só mesmo a laranja para me ajudar!

Olá Olá!!

Perdoem a minha ausência, mas este fim-de-semana prolongado não foi nada como imaginei! Para além de este tempo não ajudar, a gripe apanhou-me e deixou-me na berma do ringue a choramingar! Pois e assim foi, passei os últimos 3 dias de cama e por cá ainda continuo…muitas dores musculares, muita tosse, febre e muito congestionamento nasal! Mas no meio disto tudo, lá ganhei forças para vir cá dar-vos um olá e falar de um alimento que eu adoro e que dizem ser uma arma poderosa para combater a gripe – a laranja!



De facto todos nós ouvimos as nossas mães afirmarem que a laranja é boa para combater a gripe, mas sabem se isso é realmente verdade?

A laranja é uma fruta que contém: vitamina C, ácido fólico, potássio, magnésio, ácido cítrico, fibra e muito mais.

O seu elevado teor em vitamina C, flavonoides e betacaroteno fazem da laranja uma fruta especialmente favorável para a saúde cardiovascular devido ao seu efeito antioxidante, tornam-se assim fundamentais para combater os radicais livres.

Mas então e em relação ao seu efeito contra as gripes?

Apesar de ter um efeito anti-histamínico, a ciência ainda não conseguiu comprovar que megadoses de vitamina C sejam capazes de prevenir a gripe.

Se, por um lado, a vitamina C não ajuda a evitar a gripe, por outro lado, pode ajudar a reduzir a duração dos sintomas gripais. Alguns estudos atuais já demonstram que o hábito de ingerir vitamina C para tentar diminuir a duração da gripe pode realmente funcionar, reduzindo em 8% o número de dias com sintomas em adultos e em 14% nas crianças.

A fibra, por sua vez, encontra-se sobretudo entre a casca e polpa da laranja - aquela “parte branca” que muitas pessoas retiram quando comem a laranja (errado!!). A fibra solúvel que existe na laranja pode facilitar o trânsito intestinal e pode diminuir os níveis de colesterol, bem como os picos glicémicos (picos de açúcar no sangue).

O consumo de laranjas juntamente com alimentos ricos em ferro (carne, leguminosas e gema de ovo por exemplo), aumenta a absorção do ferro pelo organismo - propriedade muito importante sobretudo para combater anemias.

Falando novamente da vitamina C, que é o nutriente mais importante da laranja, é fundamental saberem que esta oxida-se com facilidade e que por isso, perde-se com muita frequência. Para evitar este desperdício, só deve descascar a laranja apenas quando a for consumir, porque a vitamina C desaparece quando a polpa entra em contato com o oxigénio. Da mesma maneira, não guarde o sumo de laranja, mesmo que seja no frigorífico, caso contrário perde as propriedades nutricionais da fruta.

O sumo de laranja deve ser consumido fresco e frio, ao aquecê-lo perde a vitamina C. Por isso é que as receitas à base de laranja não podem ser consideradas fontes desta vitamina.

É importante também saberem que quanto mais ácida for a laranja, maior é o seu conteúdo de vitamina C … devemos assim preferir as laranjas ácidas.

É aconselhável o consumo de pelo menos uma laranja por dia, pois garante o aporte da dose diária recomendada de vitamina C e ajuda-nos a evitar ou, pelo menos, aliviar os sintomas da gripe!!


Beijinhos desta doentinha que não se esquece de vós!

Sem comentários:

Enviar um comentário