terça-feira, 12 de maio de 2015

Crazy for chocolate!

Eu sei que muitos de vocês estão a pensar "Nutricionista e louca por chocolate? Não bate certo!"...
OK, até pode parecer estranho mas é a verdade... eu sou louca por chocolate, é inevitável não comer um bocadinho praticamente todos os dias!


Para mim o chocolate funciona como o café... Ouço várias pessoas afirmarem que se não beberem x cafés por dia que se sentem pouco rentáveis, com dores de cabeça e fisicamente em baixo; pois bem no meu caso eu não tomo café com regularidade mas necessito da minha dose diária de doçura senão lá fico rabugenta e mal humorada! 

Muitos estudos indicam que o chocolate pode realmente provocar dependência, devido à sua composição em substancias "bioativas". Posto isto, vamos lá fazer um raio-x a este alimento de forma a percebermos o porquê de ele ser tão cativante para alguns.

O chocolate tem dois alcaloides: a cafeína, presente em pequenas quantidades, e a teobromina, em maior proporção, mas com uma capacidade estimulante dez vezes menor.

Contêm ainda tiramina e feniltilamina. E também foram encontrados vestígios de anadamina, cuja estrutura química é idêntica à do principal componente do haxixe. 

Em 2000, Tomás Herráiz, do Conselho Superior de Investigações Cientificas, descobriu a presença no chocolate de tetrahidro-beta-carbolinas, um composto alcaloide neuroativo que também está presente em algumas bebidas alcoólicas que podem causar dependência.

Contudo as razões cientificas da atividade dos componentes químicos não são suficientes para explicar o efeito que o chocolate produz em muitas pessoas, mas existem outras experiências interessantes que podem ajudar a fazê-lo. Alguns investigadores observaram que, ao consumir chocolate, este atua sobre as áreas do cérebro nas quais se produzem as sensações de prazer - as mesmas sobre as quais atuam algumas drogas, como a cocaína.



Claro que existem outros estudos que alegam que para o chocolate ser potencialmente causador de dependência seria necessário consumir quinze quilos deste por dia - para além de impossível causaria graves distúrbios no organismo.

O facto é que se entendermos que a "ansiedade" traduz-se num "desejo insatisfeito" de consumir uma substância que causa prazer, dando lugar a uma situação de stress que desaparece quando conseguimos ter acesso a ela; podemos concluir que é exatamente isto que o chocolate provoca em mim e em muitas outras pessoas, podendo ser comparado a um medicamento ansiolítico!

Para além do prazer que este nos traz, é importante saber que muitos benefícios são lhe atribuídos atualmente e a cada dia que passa se descobrem ainda mais. É muito rico em flavonoides, antioxidantes com mecanismos muitos eficazes para melhorar a nossa saúde, entre os quais evitar a eliminação das lipoproteínas de baixa densidade (bom colesterol) que dilatam os vasos sanguíneos e dificultam a agregação das plaquetas, levando à formação de ateromas.

Claro que não podemos esquecer que o seu valor energético é muito elevado, mas na hora de cometer o derradeiro crime escolha um bom chocolate - como o chocolate preto e amargo - e desfrute desse quadradinho da melhor forma e na melhor companhia!

Até vos diria que agora ia comer 1 quadradinho deste meu querido e fiel amigo, mas hoje é o último dia de um mini desafio a que me lancei... 1 semana sem chocolate para uma limpeza bem soft ao meu organismo!! Mas devo dizer que apesar de mini , este desafio tem se mostrado verdadeiramente complicado ahahah já tentaram fazer o mesmo ou o chocolate não vos vicia?


3 comentários:

  1. eu dispenso o chocolate ... o drama são as gomas!! ui ... drama mesmo!

    ResponderEliminar
  2. Sou totalmente viciada em chocolate mas desde que meu namorado não gosta muito, fui reduzindo a quantidade e agora consigo não comer por dias. Porem estou sentindo a necessidade de comer, ninguém pode pararme :P
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Ahahah Antonieta o chocolate tem muitas calorias mas trás alguns beneficios...já as gomas uiii é só açúcar com formas e cores diferentes!! :D

    Benedetta, se fores como eu, agora que surgiu o apetite pelo chocolate é bom que consoles o "bichinho" senão bem que o teu namorado vai ter de ter muita paciência para lidar contigo :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar