quarta-feira, 6 de maio de 2015

Os tempos de faculdade...


E lá chegou a altura do ano mais espetacular para todos os universitários e a altura mais nostálgica para todos os ex-universitários…

Desde que a queima das fitas do porto começou que todos os dias me lembro dos meus “bons tempos” de faculdade…mas ontem… buf…. ontem ao ver aqueles trajados todos juntos, a gritar, a sorrir e a viver um único sentimento em comum…deu-me um aperto no coração!

”Um por todos e todos por um” gritávamos sem pensar 2 ou 3 vezes! Nunca deixávamos um amigo sofrer sozinho porque nos dispúnhamos sempre a sofrer com ele… por mais estranho que o conceito de praxe possa parecer para alguns, o sentimento em que se vive é único e inexplicável…nunca nos sentimos sozinhos, fazemos sempre parte de algo onde todos somos importantes e todos somos iguais!



Todas as pessoas que me conhecem sabem que eu falo dos meus anos de faculdade, como os melhores anos da minha vida! Foram 4 anos de muita aprendizagem, de ganho de autonomia e auto-realização… mas foi sobretudo a experiência, que até hoje, mais me enriqueceu como mulher, amiga, irmã e filha! Em conversa com colegas tenho o hábito de dizer que foram “aqueles anos”… os anos das loucuras, das brincadeiras parvas, das noitadas e das asneiras… Jamais irei ter a disponibilidade e abertura para cometer algumas das loucuras que fiz na faculdade, jamais terei um grupo de amigos como o “T6”, jamais conseguirei fazer tantas diretas seguidas e estudar com 99.9% de rendimento como o fazia, jamais serei o espirito livre que fui…



No final dos fantásticos anos académicos, alguém me disse que aquela vida tinha acabado, que os meus grandes amigos se iriam afastar, que a partilha iria ser cada vez menor e que as memórias se iam desvanecendo! E eu de braços cruzados e muito chateada dizia: “Tu não sabes do que falas!”.

Após 2 anos de completar a licenciatura, olho para trás e tudo são memórias, histórias e fotografias! O contacto com os colegas e amigos que fiz é já pouco, embora ainda seja algum… a vida levou-nos a caminhos diferentes, uma vez que não moramos na mesma cidade ou distrito… mas eu nunca me esqueci daquela família e apesar da distância ser muita, o meu coração continua perto deles e o desejo de voltar a partilhar todos os segundos da minha vida com aquela família é muito grande!

 Mas a vida é assim, e embora já a aceite tal como é – fantástica na mesma - não quero deixar que as memórias fujam, que as pessoas virem fantasmas e que as imagens desvaneçam!

Passaram-se 2 anos mas falo e revivo aqueles anos como se fossem ontem!

E hoje, com uma lágrima no canto do olho, quero mandar um beijo enorme a todas as pessoas que permitiram que “aqueles” fossem os melhores anos da minha vida e desejo a todas as pessoas que se encontram na mesma posição que eu, que nunca se esqueçam e que nunca apaguem as histórias … porque um dia vão contar aos vossos filhos e netos como se tratasse de uma história de ação e aventura de que muito se orgulham… e no final irão relembrar que foram tempos fantásticos com aquele olhar brilhante de quem não se arrepende de nada do que fez!


Votos de muito sucesso para todos os grelados, fitados e cartolados deste país, que tenham muita garra e força para singrar no mundo do trabalho que não se encontra nada fácil!!



Aproveitem esta semana e vivam a queima das fitas ao máximo!!

3 comentários:

  1. Nunca vivi essa experiência mas tinha alguma curiosidade e vontade. Acredito que deva ser fantástico!

    ResponderEliminar
  2. :)..... a vida é mesmo assim, o que importa é não esquecer e saber valorizar tudo o que vivemos, no momento em que vivemos.... Beijinhos grandes

    ResponderEliminar