terça-feira, 19 de maio de 2015

O “aparentemente” inofensivo e super-açúcarado-ice-tea!!


Oi minha gente!!

Venho cá dar um saltinho para vos falar do tão “aparentemente” inofensivo e super-açúcarado-ice-tea!!

Infelizmente o Ice Tea , o suposto chá fresco, não é tão claro e simples como a sua tradução indica. Hoje em dia, o comercial Ice Tea é sobrecarregado de açúcares, edulcorantes, conservantes e reguladores de acidez...tudo o que um chá fresco ou quente não deve conter!

Muitos clientes meus, referem que não consomem refrigerantes no seu dia-a-dia... e lá pelo meio da conversa apercebo-me que apesar de não consumirem com frequência produtos como coca-cola, 7up, sumol, etc, consomem diariamente o inocente Ice Tea... ora é ao almoço, ora é ao lanche ora é durante o dia quando têm sede! Então mas "ó doutora, o Ice Tea não é chá frio?"- perguntam-me eles indignados...

Mas será que o Ice Tea é ou não um refrigerante? Fui pesquisar e coloco em seguida o que encontrei sobre as suas definições:

Refrigerante: é uma bebida não-alcoólica e não fermentada, fabricada industrialmente, à base de água mineral e açúcar, podendo conter edulcorante, extratos ou aroma sintetizado de frutas ou outros vegetais e gás carbónico.

Lipton Ice Tea: é uma marca registada de uma bebida sem gás, não-fermentada e não-alcoólica.

Embora o Ice Tea não tenha gás pode ser comparada e deve mesmo ser encarada, como pertencendo ao clube dos refrigerantes. Ora vejamos o rótulo nutricional do Ice Tea de Frutos Exóticos, por exemplo:


Ice Tea Frutos Exóticos 
Rótulo Nutricional | Por 100ml

Energia: 30Kcal/120Kj
Lípidos: <0,5g - dos quais ácidos gordos saturados: <0,5g
Hidratos de carbono: 7,1g - dos quais açúcares: 6,9g
Proteínas: <0,5g
Sal: 0,013g

Não se esqueçam que uma lata de Ice Tea tem 330 ml, tendo portanto cerca de 90Kcal e 22.8g de açúcares!




Desde Março de 2014, que a OMS (Organização Mundial da Saúde) colocou como ingestão diária recomendada de açúcar cerca de 5% das calorias ingeridas por dia, o equivalente a 25g de açúcar. Esta recomendação abrange todos os tipos de açúcar (sacarose, glicose e frutose). 
Portanto se beberem uma lata de Ice Tea apenas restaram 2g de açúcar para consumir...o que corresponde, aproximadamente, a uma única peça de fruta (100g) num dia inteiro!

O relatório “Portugal – Alimentação Saudável em números 2014”, do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direcção-Geral da Saúde, revelou hábitos ainda muito distantes do que se considera ser uma alimentação saudável. Num dos inquéritos realizados a um grupo de meninos até aos quatro anos de idade, concluiu-se que Mais de metade das crianças (52%) consome refrigerantes e néctares (colas, refrigerantes gaseificados, refrigerantes sem gás, ice tea e néctares) diariamente. 

É urgente mudar de mentalidade e de hábitos alimentares, os açúcares devem ser consumidos em alimentos naturais como o mel e as frutas e não em alimentos processados, que para além de açúcares trazem muitos outros malefícios escondidos!! 
Portanto, Ice Tea? Só em dias de festa!!



5 comentários:

  1. *
    Está a decorrer um passatempo no meu blogue, até dia 16/06/2015, para quem gosta de escrever e ganhar um miminho. Participa! (:

    ResponderEliminar
  2. É urgente mesmo... Já tinha ouvido falar no famoso Ice Tea e, ainda por cima, como é dose diária da maioria das crianças... Hoje em dia somos obrigados a estar atentos. Porque definitivamente não comemos apenas uma peça de fruta e uma lata de Ice Tea :)

    ResponderEliminar
  3. Eu sou apaixonada por chá, felizmente nunca fui muito apaixonada por Ice Tea e prefiro fazer meu chá frio em casa!
    Beijo

    behindkaleidoscopeeyes.blogspot.it

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado me ajudou muito

    ResponderEliminar