sexta-feira, 29 de maio de 2015

Salada de Verão...


E com o final da semana vem o fim do tema "Festa de Aniversário"... 

Teria bastantes coisas para vos falar acerca de festas: como planear, preparar a decoração, o que servir de comidas e bebidas, o que oferecer aos convidados, etc etc... mas isso tudo ficará para uma outra altura!

Hoje venho mostrar-vos uma salada de verão... anteriormente na página do facebook apresentei-vos a minha "Salada de Carne" e hoje mostro-vos uma outra versão das muitas saladas de verão possíveis.

São muito práticas, saborosas e frescas - ótimas para um almoço ou jantar de verão com os colegas!

Esta salada que vêm na foto tem massa tricolor, cubinhos de fiambre, cogumelos frescos, ovo cozido, tomate cherry, rúcula, alface, cenoura, couve rocha, azeitonas pretas e oregãos frescos. Não se esqueçam de lavar bem os vegetais e de os cortar em juliana. Em relação ao molho para esta salada, podem optar pelo típico molho de saladas com azeite e vinagre ou então podem comer sem molho, que é a forma que eu mais gosto!

Espero que esta fotografia vos tenha aguçado o apetite e que façam esta ou outra salada de verão para comer logo ao jantar* Consegue ser deliciosa e saudável ao mesmo tempo, sem pôr em causa a vossa dieta ou regime alimentar!

Deixo-vos assim com um graaande beijo e com algumas fotografias do que foi servido na festa de aniversário! Para que possam tirar algumas ideias caso seja agora a vossa vez de organizar uma festa para o vosso afilhado(a), irmã(o), mãe, pai ou amigo(a)!

A madrinha em formato de Hello Kitty* Ninguém tira a criança que há em mim!

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Espetadas de Fruta, mas que bem que sabem!!

 (...continuando com o tema desta semana...)


O que não pode mesmo faltar numa festa, sobretudo com este calor bom, são as espetadas de fruta!

Cá por casa já é regra tê-las na mesa, são fáceis de fazer, frescas, doces e deliciosas ... e é simplesmente fruta!!! Nos fins de semana de muito calor ou em festas de família, há sempre alguém que se dedica a fazer estas beldades.

Mas não são só nesses momentos em que recorro a esta sobremesa...

Normalmente, nas palestras ou sessões educativas realizadas em jardins de infância ou em creches, opto sempre por fazer esta atividade com as crianças... eles descascam a fruta, os adultos cortam-na (atenção ao fácil acesso às facas por parte dos meninos), depois eu distribuo a fruta por taças, os meninos pegam no seu palito e, com aquela felicidade genuína das crianças, espetam a fruta que querem e que mais gostam no palito... dando-lhes a oportunidade de brincar com as diferentes cores e tamanhos da fruta! No fim...toca a atacaaaar

É sempre muito divertido e eles adoram poder participar ... para não falar que no fim de tanto trabalho, sabe-lhes sempre muito bem comer 1 ou 2 das suas obras de arte!

Mas voltando à festinha de Sábado...

Optamos por colocar as seguintes frutas: uvas, ananás, morangos e melão. Porque estas são frutas da época e são bem coloridas, dando assim um tom divertido à mesa... 

E como madrinha dedicada que sou, lá tinha que inventar mais qualquer coisita... então decidi tornar as espetadas de fruta ainda mais especiais e personalizei algumas com a cara da Hello Kitty, já que este era o tema da festa eheheh 

Não sei se foi pelo calor que se fez sentir no Sábado, se foi pelas cores lindas das frutas ou se foi mesmo pelas caras fofas da Kitty, mas a verdade é que não sobrou nem uma espetada para contar a história... "foi tudo à vida" disse a minha mãe, e eu ,muito sorridente e com a nutricionista que há em mim em euforia, acrescentei de imediato"e foi muito bem! Assim é que é pessoal!!". Confesso, que adorei ver os convidados a optarem por comer a espetada de fruta em vez de um rissol ou de batatas fritas yeeeeah... Viva às decisões saudáveis!


E vocês, já fizeram esta sobremesa fantástica e saudável? 
Não??? Então estão à espera de quê para pôr mãos à obra?


...

terça-feira, 26 de maio de 2015

Bolachas Caseiras huuuum....

Olá Olá...

Na semana passada a minha afilhada fez 1 ano e como tal a festa não podia faltar!! Sendo assim, no Sábado que passou  preparamos um festinha para festejar este maravilhoso 1ºano de vida...

Durante esta semana pretendo mostrar-vos alguns dos petiscos que eu e a minha irmã preparamos para a party e deixar-vos algumas receitas para que também possam experimentar em casa!

Hoje deixo-vos com a receita para umas bolachas caseiras de canela de comer e chorar por mais...são simples de fazer e pouco calóricas (eu normalmente não coloco as 200g de açúcar que refiro na receita, mas sim umas 120g-130g, e aumento na dose de canela para compensar o sabor )...

Para além de simples e gostosas, estas bolachas têm a vantagem de as poder armazenar durante muito tempo sem que fiquem moles... tenho sempre por casa um frasco destas bolachinhas para petiscar, de vez em quando, com o leite ou com o chá!

E pronto, deixo-vos assim com algumas fotografias do dia anterior da festa (não me critiquem pelo meu ar de cansaço, pois por aquela altura já estava esgotada de tanta preparação) e com a receita deste pequeno grande mimo que podem ter por casa para vocês ou até mesmo para oferecer quando tem visitas inesperadas, sobretudo quando não temos nada de especial preparado para lhes dar... além revela ser sempre um bom tema de conversa, vos garanto ;)

terça-feira, 19 de maio de 2015

O “aparentemente” inofensivo e super-açúcarado-ice-tea!!


Oi minha gente!!

Venho cá dar um saltinho para vos falar do tão “aparentemente” inofensivo e super-açúcarado-ice-tea!!

Infelizmente o Ice Tea , o suposto chá fresco, não é tão claro e simples como a sua tradução indica. Hoje em dia, o comercial Ice Tea é sobrecarregado de açúcares, edulcorantes, conservantes e reguladores de acidez...tudo o que um chá fresco ou quente não deve conter!

Muitos clientes meus, referem que não consomem refrigerantes no seu dia-a-dia... e lá pelo meio da conversa apercebo-me que apesar de não consumirem com frequência produtos como coca-cola, 7up, sumol, etc, consomem diariamente o inocente Ice Tea... ora é ao almoço, ora é ao lanche ora é durante o dia quando têm sede! Então mas "ó doutora, o Ice Tea não é chá frio?"- perguntam-me eles indignados...

Mas será que o Ice Tea é ou não um refrigerante? Fui pesquisar e coloco em seguida o que encontrei sobre as suas definições:

Refrigerante: é uma bebida não-alcoólica e não fermentada, fabricada industrialmente, à base de água mineral e açúcar, podendo conter edulcorante, extratos ou aroma sintetizado de frutas ou outros vegetais e gás carbónico.

Lipton Ice Tea: é uma marca registada de uma bebida sem gás, não-fermentada e não-alcoólica.

Embora o Ice Tea não tenha gás pode ser comparada e deve mesmo ser encarada, como pertencendo ao clube dos refrigerantes. Ora vejamos o rótulo nutricional do Ice Tea de Frutos Exóticos, por exemplo:


Ice Tea Frutos Exóticos 
Rótulo Nutricional | Por 100ml

Energia: 30Kcal/120Kj
Lípidos: <0,5g - dos quais ácidos gordos saturados: <0,5g
Hidratos de carbono: 7,1g - dos quais açúcares: 6,9g
Proteínas: <0,5g
Sal: 0,013g

Não se esqueçam que uma lata de Ice Tea tem 330 ml, tendo portanto cerca de 90Kcal e 22.8g de açúcares!




Desde Março de 2014, que a OMS (Organização Mundial da Saúde) colocou como ingestão diária recomendada de açúcar cerca de 5% das calorias ingeridas por dia, o equivalente a 25g de açúcar. Esta recomendação abrange todos os tipos de açúcar (sacarose, glicose e frutose). 
Portanto se beberem uma lata de Ice Tea apenas restaram 2g de açúcar para consumir...o que corresponde, aproximadamente, a uma única peça de fruta (100g) num dia inteiro!

O relatório “Portugal – Alimentação Saudável em números 2014”, do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direcção-Geral da Saúde, revelou hábitos ainda muito distantes do que se considera ser uma alimentação saudável. Num dos inquéritos realizados a um grupo de meninos até aos quatro anos de idade, concluiu-se que Mais de metade das crianças (52%) consome refrigerantes e néctares (colas, refrigerantes gaseificados, refrigerantes sem gás, ice tea e néctares) diariamente. 

É urgente mudar de mentalidade e de hábitos alimentares, os açúcares devem ser consumidos em alimentos naturais como o mel e as frutas e não em alimentos processados, que para além de açúcares trazem muitos outros malefícios escondidos!! 
Portanto, Ice Tea? Só em dias de festa!!



sexta-feira, 15 de maio de 2015

Maquilhagem simples para o dia!


E chegou o dia de revelar a surpresa que vos prometi...

Hoje, a minha amiga Fatinha Pinto veio visitar-nos e com ela trouxe um vídeo simples e útil com um exemplo de uma maquilhagem muito gira para o dia-a-dia.

Ontem falei-vos de autoestima como introdução para o vídeo de hoje... porque a meu ver, nada resulta de forma tão imediata para subir a nossa autoestima como uma boa maquilhagem (ou maquiagem ou maquilagem, como preferirem dizer)!!

Embora adore maquilhagem normalmente não preciso de rituais de beleza diários muito longos (ufa, ainda bem!), mas tenho que ter os meus 5 minutos para me sentir bonita! Claro que nos dias de muita pressa ou naqueles dias em que vou sair apenas para tomar um cafézito, consigo dispensar bem a maquilhagem sem me sentir um monstro!

Mas de uma forma geral, quando me maquilho sinto-me melhor e digamos que mais apresentável :D 
E então naqueles dias de festa, em que já exige de mim uma make up mais hardcore, sinto-me completamente transformada...com uma nova atitude, um novo caminhar, um novo sorriso! E tudo porque me sinto diferente, porque me sinto fa-bu-lo-saaaaa...

A maquilhagem é realmente algo maravilhoso. Melhora a autoestima de qualquer um, permite descobrir formas de valorizar o que temos e de esconder aqueles pormenores que menos gostamos e é ainda uma nova forma de expressar a personalidade, tornando-nos seguras de nós mesmas. 

Assim, pedi a esta minha amiga (muito entendida em maquilhagem) para fazer um pequeno vídeo onde vos pudesse mostrar um exemplo de uma maquilhagem diária bonita, simples e verdadeiramente concretizável (sim, porque algumas make's do youtube são muito desafiantes ou demoram muiiiiito tempo, para quem percebe pouco do tema e tem pouca paciência... tal como eu!).

Espero que gostem e que este vídeo esclareça algumas dúvidas sobre como e onde aplicar maquilhagem no rosto! 
Eu e a Fatinha Pinto ficamos à espera do vosso feed-back ... Beijinhos*


quinta-feira, 14 de maio de 2015

Amanhã trago novidades*


Gostar de nós próprios, acreditar no nosso potencial, confiar na nossa capacidade e nos respeitarmos são elementos básicos para ter autoestima. A partir desta lista é possível ter uma pequena noção da importância dela, no entanto, o poder e força que esta pequena palavra carrega é ainda maior. 

A autoestima é um dos principais recursos do ser humano para viver bem. Basicamente determina a maneira como as pessoas se relacionam com o mundo, a forma como encaram os desafios do dia-a-dia e como se protegem ou se expõem nas situações mais emotivas. 

Quando uma mulher não se sente bonita tem por hábito exagerar um determinado defeito que tenha, de maneira tão intensa que acaba por generalizar o descontentamento. Rapidamente o problema deixa de ser a anca, o rabo, o cabelo ou o pequeno desvio do nariz e passa a ser o corpo inteiro! Com esta baixa autoestima vem sempre o sentimento de menos valia e de mal estar, que vai contaminar todos as "áreas" da vida dessa pessoa.

Não adianta os outros virem elogiar as habilidades e características físicas se a própria pessoa não as vê! Quando a autoestima está em crise, parece que nada do que se faz é bem feito ou merece  algum crédito...

Há uma grande diferença entre sentir-se bonita para os outros e sentir-se bonita para si mesma. Quando a mulher olha para o espelho e sente-se bonita, também se sente bem e não fica preocupada com o que o colega do lado vai pensar do vestido novo ou da espinha que tem na testa. Mas, a partir do momento em que a mulher age para agradar outra pessoa, está a descaracterizar-se e a perder a própria personalidade. É preciso encontrar um equilíbrio

É necessário que as mulheres passem a olhar mais vezes ao espelho com amor e carinho pelo que são e não pelo que gostavam de ser!!


A pensar nesta necessidade que todas nós temos em abraçar o nosso próprio eu, falei com uma amiga minha de forma a realizar algo simples, engraçado e verdadeiramente útil. 

Portanto, garotaaaas se preparem .... 
... porque amanhã a minha amiga Fatinha vem visitar-nos e traz com ela uma surpresa para todas!

terça-feira, 12 de maio de 2015

Crazy for chocolate!

Eu sei que muitos de vocês estão a pensar "Nutricionista e louca por chocolate? Não bate certo!"...
OK, até pode parecer estranho mas é a verdade... eu sou louca por chocolate, é inevitável não comer um bocadinho praticamente todos os dias!


Para mim o chocolate funciona como o café... Ouço várias pessoas afirmarem que se não beberem x cafés por dia que se sentem pouco rentáveis, com dores de cabeça e fisicamente em baixo; pois bem no meu caso eu não tomo café com regularidade mas necessito da minha dose diária de doçura senão lá fico rabugenta e mal humorada! 

Muitos estudos indicam que o chocolate pode realmente provocar dependência, devido à sua composição em substancias "bioativas". Posto isto, vamos lá fazer um raio-x a este alimento de forma a percebermos o porquê de ele ser tão cativante para alguns.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Pranchas Frontais

E com este tempo tropical a vontade de fazer exercício começa a diminuir…mas não se esqueçam que o verão e o calor estão já ai e que todos nós queremos sentir-nos bem no nosso corpo quando formos para a praia ou quando usarmos roupas mais reveladoras…

Por isso agarrem esse pensamento com toda a força, vistam uma roupa confortável e vamos lá para fora treinar…

Hoje falo-vos de um exercício localizado ótimo para trabalhar a região abdominal e para testar a vossa resistência – as pranchas! Certamente que já ouviram falar das mesmas e sabem que estas podem ser feitas de várias formas... assim, nas próximas imagens mostro-vos como devem fazer as pranchas frontais - as pranchas mais simples e a base para todos os outros tipos! 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Os tempos de faculdade...


E lá chegou a altura do ano mais espetacular para todos os universitários e a altura mais nostálgica para todos os ex-universitários…

Desde que a queima das fitas do porto começou que todos os dias me lembro dos meus “bons tempos” de faculdade…mas ontem… buf…. ontem ao ver aqueles trajados todos juntos, a gritar, a sorrir e a viver um único sentimento em comum…deu-me um aperto no coração!

”Um por todos e todos por um” gritávamos sem pensar 2 ou 3 vezes! Nunca deixávamos um amigo sofrer sozinho porque nos dispúnhamos sempre a sofrer com ele… por mais estranho que o conceito de praxe possa parecer para alguns, o sentimento em que se vive é único e inexplicável…nunca nos sentimos sozinhos, fazemos sempre parte de algo onde todos somos importantes e todos somos iguais!



Todas as pessoas que me conhecem sabem que eu falo dos meus anos de faculdade, como os melhores anos da minha vida! Foram 4 anos de muita aprendizagem, de ganho de autonomia e auto-realização… mas foi sobretudo a experiência, que até hoje, mais me enriqueceu como mulher, amiga, irmã e filha! Em conversa com colegas tenho o hábito de dizer que foram “aqueles anos”… os anos das loucuras, das brincadeiras parvas, das noitadas e das asneiras… Jamais irei ter a disponibilidade e abertura para cometer algumas das loucuras que fiz na faculdade, jamais terei um grupo de amigos como o “T6”, jamais conseguirei fazer tantas diretas seguidas e estudar com 99.9% de rendimento como o fazia, jamais serei o espirito livre que fui…


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Com esta gripe, só mesmo a laranja para me ajudar!

Olá Olá!!

Perdoem a minha ausência, mas este fim-de-semana prolongado não foi nada como imaginei! Para além de este tempo não ajudar, a gripe apanhou-me e deixou-me na berma do ringue a choramingar! Pois e assim foi, passei os últimos 3 dias de cama e por cá ainda continuo…muitas dores musculares, muita tosse, febre e muito congestionamento nasal! Mas no meio disto tudo, lá ganhei forças para vir cá dar-vos um olá e falar de um alimento que eu adoro e que dizem ser uma arma poderosa para combater a gripe – a laranja!



De facto todos nós ouvimos as nossas mães afirmarem que a laranja é boa para combater a gripe, mas sabem se isso é realmente verdade?

A laranja é uma fruta que contém: vitamina C, ácido fólico, potássio, magnésio, ácido cítrico, fibra e muito mais.

O seu elevado teor em vitamina C, flavonoides e betacaroteno fazem da laranja uma fruta especialmente favorável para a saúde cardiovascular devido ao seu efeito antioxidante, tornam-se assim fundamentais para combater os radicais livres.

Mas então e em relação ao seu efeito contra as gripes?

Apesar de ter um efeito anti-histamínico, a ciência ainda não conseguiu comprovar que megadoses de vitamina C sejam capazes de prevenir a gripe.